Março 20, 2019

ACESSAR CONTA

Usuário
Senha
Lembrar
×

Atenção

JFolder::files: O caminho não é uma pasta válida. Caminho: /home/delegado/public_html/media/jw_sigpro/users/0000000801/morari

×

Aviso

JW_SIGP_PLG_GALLERY_RENDER_PROBLEM media/jw_sigpro/users/0000000801/morari

Audiência pública sobre caos na saúde de Rolim de Moura de autoria do vereador Delegado Morari é realizada

A audiência pública foi realizada na noite desta segunda-feira (20) no plenário da Câmara Municipal de Rolim de Moura.

A audiência pública tinha como finalidade levar a população rolimourense a real situação da saúde do nosso município, estiveram presentes além do vereador Delegado Morari (Podemos) que foi o autor do requerimento, os vereadores Lauro Francieli (PRB), Francisco Venturini (PT) Alisson (PSDB), Uender Nogueira (PSL), presidente da Câmara Aldair Júlio (MDB) professor Paulo da Uniasselvi, e o secretário municipal de Saúde Dr. Jorge Tenório.

O secretário municipal de Saúde Dr. Jorge Tenório usou a tribuna para esclarecer o que está ocorrendo na saúde de Rolim de Moura, segundo o secretário de saúde, o problema é devido a um erro no passado, onde segundo informações, o hospital municipal estaria realizando todos os tipos de cirurgias incluindo as ortopédicas.

Explicou sobre a situação do centro cirúrgico e o obstétrico que voltou a funcionar após a visita do CREMERO e entrar em acordo.

Segundo o secretário as cirurgias que serão realizadas são apenas aquelas pequenas cirurgias e as mais simples.

Outro assunto falado pelo secretário foi sobre o tratamento de hanseníase, onde segundo o secretário, Rondônia está com em um ranking bem alto nos casos de hanseníase, e informou que esteve em Rolim de Moura a carreta para a realização de tratamento.

A mortalidade infantil foi reduzida e muito em nossa cidade, segundo o secretário De Jorge Tenório.

A saúde tem um déficit mensal de 700 mil reais ao mês, o orçamento é muito pouco e necessita de um recurso melhor para conseguir levantar a situação.

Em uma pergunta do vereador Lauro ao secretário, o vereador perguntou sobre o fechamento do centro obstétrico, o centro cirúrgico continua fechado? Em resposta, o secretário disse que existem duas salas, um dos acidentados e das grávidas, segundo o secretário o centro cirúrgico grande que atende a todos os tipos continua fechado, pois falta a garantia do aparelho e falta os evaporizadores, o problema da abertura do centro cirúrgico e somente por conta de uma garantia, resumindo que o centro cirúrgico não está completamente funcionando.

Segundo o vereador Aldo a reforma dos leitos foi realizada pela equipe do Rotary, e segundo informações o centro cirúrgico só não estava funcionando devido a falta dos leitos, e agora os leitos estão prontos.

Pelo que deu para entender, o centro cirúrgico não vai funcionar devido aumento de gastos que será muito grande, mas o prefeito alegou ao vereador Aldo que não estava sabendo de nada.

O centro obstétrico passou por liberação, há alguma possibilidade do CREMERO voltar a interditar o centro obstétrico? (Perguntou o Vereador Aldo) O secretário de saúde respondeu que não há está possibilidade, pois foram tomadas todas as providências, foram feitas as fotos e encaminhado ao CREMERO.

O grande problema hoje é sobre o salário dos médicos que não querem trabalhar pelo valor que é muito pouco.

O vereador Uender fez uma pergunta se existe algum plano para melhorar a situação?

Segundo o vereador Uender disse que não tem condições de pagar os médicos especialistas e com isso não irão fica em nosso município, sobre os municípios vizinhos existe um tratado a mais de dez anos, e Rolim de Moura e outros municípios.

Ou seja, os municípios vizinhos vêm com pacientes deixam no hospital de Rolim de Moura e volta embora, o hospital manda para Cacoal deixando o hospital daqui sem recursos.

O vereador Chico perguntou ao secretário qual a possibilidade de passar o hospital de Rolim para estado? O secretário alegou que não há nenhuma possibilidade, pois, o estado também está em crise.

Assessoria

{gallery}/media/jw_sigpro/users/0000000801/morari{/gallery}

Avalie este item
(0 votos)
© 2017 Todos os Diretos Reservados